terça-feira, 17 de maio de 2011

Alimentação no inverno

Com o inverno chegando, nosso corpo tem uma necessidade calórica maior para manter a temperatura corporal. O segredo de comer bem sem sentir culpa em pecar contra a balança está em aproveitar as estações do ano.
No inverno, a estação mais fria do ano, uma boa opção são as sopas, nutritivas e pouco calóricas, como uma canja, uma abobrinha com frango e ervas, sopa de legumes, sopa de feijão ou ervilhas.
É nesta época do ano em que líquidos são bem vindo para hidratar o corpo e evitar o ressecamento da pele, lábios e cabelos. Massas podem vir acompanhadas de um molho natural feito com polpa de tomate e manjericão.  Os fondues podem ser à base de queijos magros e light e também combinados com vegetais – fugindo dos queijos gordos (amarelos)
Aqui vão algumas dicas:
  • Não abuse nas quantidades, quando for consumir algum alimento muito calórico procure ingerir moderamente, em especial sopas com cremes e queijos, fundis, chocolate quente ou café com chantilly.
  • Substitua o creme de leite por requeijão light em sopas ou preparações que requeiram o creme de leite.
  • Abuse de sopas de legumes e chás;
  • Evitar doces, principalmente elaborados com chantilly ou creme de leite, por doces a base de frutas e de preferência consumir as frutas frescas, pois são mais saudáveis e menos calóricas;
  • Procure consumir frutas oleaginosas como: castanhas, avelãs, amendoim – entretanto modere a quantidade, pois são muito calóricas.
  • Trocar o chocolate quente normal pela versão light com leite desnatado e achocolatado light.