segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Aleitamento Materno


De 01 a 07 de agosto de 2011, ocorre a Semana Mundial da Amamentação.
O Ministério da Saúde e demais profissionais na área, como pediatras e nutricionistas indicam a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.
O que é amamentação exclusiva? É o aleitamento materno até o sexto mês, sem incluir demais alimentos ou água ou chás.
O leite materno é fundamental para a saúde das crianças nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo, fornecendo inclusive água, com fatores de proteção contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança.
O aleitamento materno exclusivo, nos primeiros seis meses de vida vai prevenir as alergias alimentares, desnutrição, obesidade, anemia, constipação intestinal, e principalmente deficiências nutricionais.
Vantagens para a mãe que amamenta:
a)     Diminui o tempo de sangramento pós-parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal;
b)     Ajuda a mãe a voltar mais rápido ao peso pré-gestacional
c)      Pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama;
d)     Aumenta o vínculo afetivo mãe-filho.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno é a maneira de garantir o crescimento e desenvolvimento saudável dos lactentes por apresentar a composição ideal de nutrientes para o recém nascido.
Todos os profissionais de saúde têm a responsabilidade de promover e apoiar o aleitamento, fornecendo informações a instruções sobre lactação, pois, embora natural, o aleitamento é um comportamento aprendido, devendo as mães receber apoio de suas famílias e também da comunidade.
Nut. Liziana Balestrin
CRN2  9908

Nenhum comentário:

Postar um comentário